
O que é a ocratoxina?
A ocratoxina é uma micotoxina produzida principalmente pelos fungos Penicillium verrucosum e Aspergillus ochraceus.
Existem vários tipos de ocratoxina, mas o tipo que é mais comumente encontrado nos alimentos e é o mais perigoso em termos de toxicidade é a ocratoxina A. A ocratoxina A infecta uma grande variedade de alimentos crus e processados.
A contaminação com ocratoxina foi encontrada em alimentos secos, incluindo nozes, feijão, frutas e peixes. Pode infectar culturas de trigo e cevada e também foi encontrada em aves e porco.
Semelhante a outras micotoxinas, a ocratoxina apresenta riscos para a saúde alimentar.

Quais são os efeitos nocivos da ocratoxina?
A ocratoxina pode ter efeitos graves sobre a saúde animal e humana.
Os sintomas da ocratoxina incluem letargia, diarreia e tremores. Nos animais, está ligada ao dano e insuficiência renal. Os porcos são especialmente vulneráveis à ocratoxina e são o transportador mais comum. Também está ligada a danos nos rins e ao fígado em seres humanos, que podem contrair a infecção através de carne e grãos infectadis. A ocratoxina é armazenada no fígado por 35 dias ou mais.
Em níveis elevados, a ocratoxina é classificada como cancerígena, um agente cancerígeno, que eventualmente leva ao desenvolvimento de tumores nos rins. Em níveis mais elevados de contaminação, a ocratoxina pode causar danos neurais, defeitos congênitos e danos graves ao sistema imunológico.
Nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura (USDA) e a Agência de Administração para Medicamentos e Alimentos (FDA) monitoram os níveis de ocratoxina.

Por que você deve testar a ocratoxina?
O teste de ocratoxina ajuda a reduzir os riscos para a saúde associados a esta toxina.
A ocratoxina é particularmente importante para identificar no armazenamento, porque é solúvel em gordura. Qualquer animal que consome grãos contaminados com ocratoxina, especialmente suínos e aves, armazenará e acumulará a toxina em suas gorduras, o que poderia levar a encontrar o caminho para o alimento e ração, se não detectada.
Penicillium verrucosum e Aspergillus ochraceus são mais propensos a contaminar os alimentos armazenados do que infectar plantas no campo, o que significa que uma das melhores maneiras de evitar que níveis elevados de ocratoxina se desenvolvam em alimentos é o armazenamento adequado. A probabilidade de prevenção aumenta mantendo os níveis de umidade baixos em instalações de armazenamento ou colhendo alimentos em um nível de umidade seguro ou imediatamente secando-os para um nível de umidade seguro após a colheita. O teste de ocratoxina fornece segurança sobre a ausência de infecção, seja no armazenamento ou no campo.
Mercados
Quem deve fazer o teste de ocratoxina?
Agricultores, fazendeiros, moinhos e manipuladores de grãos e produtores de ração animal devem testar a ocratoxina.
A temperatura pode ter um efeito significativo na ocratoxina. A temperatura ideal para o crescimento é entre 15-29 graus Celsius, dependendo do nível de umidade. Níveis mais elevados geralmente são detectados em alimentos crus mais do que em alimentos processados. Cozinhar e assar pode diminuir a potência da ocratoxina em alguns alimentos. A ebulição também pode reduzir seu efeito, mas os resultados variam muito dependendo do alimento.
Os fatores de risco para o crescimento da ocratoxina incluem:
- Instalações de armazenamento mal conservadas
- Altos níveis de umidade
- Temperatura entre 15-29 °C.
Testes de ocratoxina
Como Testar a Ocratoxina
Três métodos primários estão disponíveis para a análise de micotoxinas. O método HPLC para a detecção de micotoxinas é demorado e ambos os métodos de HPLC e ELISA requerem equipamentos de laboratório caros. Uma tira de teste LFD é uma maneira simples, rápida e econômica de realizar um teste de micotoxina com resultados quantitativos ou qualitativos. Somente com tecnologia de teste de micotoxina comprovada e certificada, os usuários podem tomar decisões objetivas e em tempo real que atendam aos padrões de regulação e mitigar os riscos de perda de produtividade e saúde devido à contaminação por ocratoxina.