“As micotoxinas não ocorrem sempre, mas sempre podem ocorrer”.

São diversos os fatores que contribuem para o surgimento de micotoxinas. Confira os quatro principais, de ocorrência principalmente durante o armazenamento dos grãos.

Umidade
Os fungos necessitam de umidade para crescerem. Assim, quando se reduz a umidade, diminuem-se os fungos, e, consequentemente, evita-se a proliferação de micotoxinas.
Oscilações de Temperatura
Alterações drásticas de temperatura muitas vezes causam condensação e aumento da umidade, por isso a importância de uma temperatura uniforme e preferencialmente baixa, utilizando-se recursos de aeração.
Insetos
Eles contribuem exponencialmente para o surgimento de fungos, que resultam nas micotoxinas, uma vez que ao tentar alimentar-se dos grãos acabam por danificá-los e expo-los à contaminações, além de aumentarem a umidade do ambiente com sua presença.
Grãos Danificados
Quando o grão está danificado ele é mais facilmente contaminado por micotoxinas, por isso, eles devem ser separados dos grãos sadios durante o armazenamento.

CUIDADO! Poucos grãos contaminados podem comprometer a qualidade de um silo inteiro!
Por esse motivo, é de extrema importância adotar Boas Práticas de Armazenamento e Controle e certificar-se de que tudo está funcionando de forma adequada. A qualidade do grão deve ser testada e monitorada desde o seu recebimento, para se estabelecer uma base de referência da qualidade.
A EnviroLogix oferece uma completa linha de testes para micotoxinas, atendendo a todas as necessidades de monitoramento e teste. Testes rápidos de micotoxinas podem fazer toda a diferença no rastreamento da segurança alimentar dos grãos!

Voltar para Notícias