Notícias

 

 

Os Efeitos Nocivos das Micotoxinas

Micotoxinas, são substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos.
Se esses fungos crescerem em alimentos, sejam grãos ou produtos finais, podem liberar suas toxinas nesses substratos que serão posteriormente consumidos pelos homens e animais, representando risco à saúde do consumidor, tais como:

Micotoxina DON: identificada como causadora de surtos de doença gastrointestinal aguda em humanos. Pode ser encontrada no milho, trigo, cevada, por exemplo.

Micotoxina T-2/ HT-2: capaz de danificar o sistema digestivo e causar a morte rápida por hemorragia interna. Pode ser encontrada principalmente no milho.

Micotoxina Ocratoxina: é considerada nefrotóxica e associada a nefropatias endêmicas e tumores de trato urinário. Suspeita-se que tenha ação carcinogênica no homem. Sua ação carcinogênica é comprovada em porcos e animais de laboratório. Pode ser encontrada principalmente no trigo.

Micotoxina Aflatoxina: As contaminações ocorrem com maior intensidade em nozes, amendoins e outras sementes oleosas, incluído o milho e sementes de algodão. A aflatoxina causa necrose aguda, cirrose e câncer de fígado em diversas espécies animais. Nenhuma espécie animal é resistente aos efeitos tóxicos da aflatoxina, assumindo-se que humanos possam ser igualmente afetados.

Por este motivo, é extremamente importante a conscientização sobre a importância de se detectar sua presença, segregando grãos contaminados, não permitindo que ingressem na cadeia alimentar.
Se você deseja saber como detectar a presença de micotoxinas em grãos e seus sub-produtos, fale conosco. Nós temos a solução completa para te ajudar!

Voltar para Notícias